Cursos para Crianças e Jovens

Aos Sábados Turmas Idade
15:00 as 16:30 Juventude A B 13 a 16 anos
Juventude C 17 a 25 anos
17:30 as 19:00 Turma A 4 a 6,5 anos
Turma B 6,5 a 8 anos
Turma C 9 a 10 anos
Turma D 11 a 12 anos
Sala família Adultos

ECJ – Setor de Educação da Criança e do Jovem Criança - Espírito Em Evolução

“É pela educação que as gerações se transformam e se aperfeiçoam. Para uma sociedade nova é necessário homens novos. Por isso, a educação, desde a infância, é de importância capital.”

“... Instruamos a juventude, esclareçamos sua inteligência, mas, antes de tudo, falemos ao seu coração, ensinemos-lhe a despojar-se das suas imperfeições. Lembremo-nos de que a sabedoria por excelência consiste em nos tornarmos melhores” (Depois da Morte, Leon Denis).

“ É pela educação, mais do que pela instrução, que se transformará a humanidade'. (Obras Póstumas, Allan Kardec)

Escola, tarefas, estudo de idiomas, treinos esportivos, festinhas, lazer, jogos, pesquisa e estudos do meio, cuidados com a saúde, colégio, cursinho, faculdade... Que correria!

Nós, mães e pais, além do trabalho diário no lar, nos escritórios ou nas redes virtuais, supermercado, feira, trânsito, “nos viramos nos trinta” para darmos conta de todas as atividades que cercam o cotidiano de nossos filhos. Ufa.... E lá começa outro dia. Tudo por amor.

Só não podemos esquecer: temos temporariamente esse corpo, mas somos espíritos imortais!

Nossos filhos, a quem dedicamos grande parte do nosso tempo, estão sob nosso cuidado para serem amados, educados e orientados no seu processo de crescimento, aprendizado e evolução.

A Doutrina Espírita nos revela que a criança é o Espírito que retorna à vida material, trazendo necessidades individuais e um programa de vida estabelecido durante sua preparação para reencarnar.

Encontramos no Livro dos Espíritos na pergunta 385 - “(...) os espíritos não entram na vida corporal senão para se aperfeiçoar, se melhorar; a fraqueza da pouca idade os torna flexíveis, acessíveis aos conselhos da experiência e daqueles que os devem fazer progredir...Por isso a infância não é somente útil, necessária, indispensável, mas ainda ela é consequência natural das leis que Deus estabeleceu e que regem o Universo.”

A infância representa, portanto, uma benção ao Espírito reencarnante e uma oportunidade valiosa de autoconhecimento e transformação interior. Oportunidade que o Amor e a Sabedoria do Pai oferece ao filho.

A nova infância é o período em que a criança tem a maior chance de assimilar novos saberes; é a fase mais adequada para os pais e educadores perceberem e aproveitarem para corrigir tendências desfavoráveis do espírito imortal, acumuladas nas várias existências anteriores!

Daí a imensa relevância da Educação Espírita para Crianças e Jovens. Mais do que a instrução tradicional, a filosofia espírita vem auxiliar pais/responsáveis a oferecerem essa oportunidade amorosa de entendimento e aprendizado, apoiando a prática de valores morais para a elevação espiritual.

No Centro Espírita Irmão Itajubá, a tarefa da Educação do Espírito encontra no conteúdo programático do Setor de Educação da Criança e do Jovem um programa voltado para esse desenvolvimento, respeitando a faixa etária de cada um. Todos participam ativamente de discussões, reflexões e atividades bastante criativas e lúdicas, nas quais o conteúdo doutrinário é sempre desenvolvido em ambiente alegre, descontraído e afetuoso; sempre respeitando o espírito reencarnante que precisa evoluir como todos nós.

Os cursos desse setor, assim como todos os cursos oferecidos no Centro Espírita “Irmão Itajubá”, estão sob a responsabilidade do Departamento de Educação e Cultura, que tem por finalidade o estudo, o desenvolvimento e a divulgação da Doutrina Espírita em todos os seus aspectos, através das Áreas de Ensino, Divulgação e Pesquisa Espírita.

Convidamos você e sua família para conhecer nossas aulas, que acontecem aos sábados (vide tabela abaixo). Tragam também seus filhos, sobrinhos, vizinhos e amigos.

Ajude-nos a divulgar e a difundir a Doutrina Espírita, que acolhe, socorre e esclarece sobre a razão de estarmos aqui, vivendo neste planeta. Nos faz pensar de onde viemos e para onde vamos.

Agradecemos a Deus, a Jesus e ao Plano espiritual desta Casa pela oportunidade deste trabalho