Núcleo Coração Materno

NÚCLEO CORAÇÃO MATERNO
Rua Antonio Pires, 663 - Freguesia do Ó CEP: 02730-000 - São Paulo - SP Tel.: (11) 3931-0106 – E-mail: coracaomaterno@uol.com.br

O Núcleo Coração Materno (NCM) é uma instituição civil filantrópica, sem fins lucrativos, devidamente registrada, que presta serviços à comunidade de forma inteiramente gratuita, buscando ampliar a formação cultural e educacional de cada um.

É mantida por meio de convênios com a Prefeitura do Município de São Paulo, doações de sócios contribuintes, realização de bazares, eventos e festas, parcerias com Fundações, Empresas e Institutos. O C.E. Irmão Itajubá colabora com o NCM, entre outras formas, através das doações obtidas no trabalho Auta de Souza, dos alunos dos cursos doutrinários, além da colaboração de voluntários.

HISTÓRICO

O NCM surgiu a partir do empenho do Sr. Umberto A. B. Rotondaro, então presidente do Centro Espírita Irmão Itajubá, de ter uma obra social direta. A Casa Espírita, até então, se dedicava à colaboração indireta com a Casa Transitória e obras sociais de Chico Xavier, em Uberaba. Com a doação de um terreno de 2.500m², na região da Freguesia do Ó, iniciaram-se, em 1978, as obras de construção da então chamada Creche “Coração Materno”, nome sugerido pelo o espírito Dr. Bezerra de Menezes em visita ao médium Chico Xavier.

Em 1984, as obras foram concluídas e o Centro Espírita Irmão Itajubá inaugurou a nossa Creche, funcionando inicialmente com 10 crianças e a maior parte dos trabalhadores voluntários.

Quando foi firmado o convênio com a Prefeitura para 60 crianças, começou a ser formado o quadro de funcionários. Em 1987, nova parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social permitiu a inauguração do Centro de Juventude (hoje Núcleo Sócio Educativo - NSE), conveniado com a Prefeitura, inicialmente com 60 educandos, que daria continuidade ao trabalho iniciado com as crianças da Creche (hoje Centro de Educação Infantil - CEI).

Atualmente 200 crianças de 1 a 3 anos de idade frequentam, em período integral, o CEI, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Educação. O NSE, por sua vez, atende hoje 180 crianças e adolescentes na faixa etária de 06 a 14 anos. A Instituição realiza suas atividades com o auxílio de mais de 50 funcionários, além de vários voluntários.

Desse tempo para cá, muitas dificuldades apareceram, mas com muita força de vontade o trabalho prosseguiu e muitas vitórias foram alcançadas.


O NCI – Núcleo de Convivência de Idosos

Motivados pela demanda da população da Brasilândia, em 2008, o Núcleo Coração Materno firmou novo convênio para o atendimento a 60 idosos no serviço do Núcleo de Convivência de Idosos (NCI). Atualmente oferece oficinas de dança, coral, passeios, artesanato entre outros, para 200 idosos.

Muitas pessoas que participaram da inauguração, em 1984, e do trabalho no decorrer da história do NCM não estão mais presentes, mas sem dúvida deixaram um pouco de si para os que aqui estão hoje, motivados e impulsionados por um trabalho maravilhoso.

Como colaborar:
É possível colaborar com essa obra através de:
* Trabalho voluntário
* Doações para campanha
* Doações esporádicas através de depósito bancário:
1) Banco Itaú – Agência 0354 - c/c 55233-3
2) Banco Bradesco – Agência 0501 – c/c 104.859-7

Mais informações podem ser obtidas:
- No site do NCM: http://www.nucleocoracaomaterno.org.br/
- Na Fan page do NCM no Facebook: https://www.facebook.com/nucleocoracaomaterno